É normal desenvolver pedra na vesícula pós cirurgia bariátrica?

e-normal-desenvolver-pedra-na-vesicula-pos-cirurgia-bariatrica

É normal desenvolver pedra na vesícula pós cirurgia bariátrica?
Esta é uma questão frequente durante as consultas de preparação para cirurgia bariátrica.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a obesidade em si já representa um risco maior de desenvolver cálculos biliares.

Estimasse que 25% das pessoas que viverem até os 70 anos vão em algum momento desenvolver pedras na vesícula. Em geral, começa a se tornar mais comum em pessoas obesas por volta dos 40 anos, atingindo em sua maioria o sexo feminino, principalmente em mulheres que já tiveram filhos.


Por que as pedras na vesícula se formam?
As pedras se formam na vesícula quando temos uma desproporção dos elementos que compõem a bile, que é composta de sais biliares, colesterol e lecitina. Sempre que houver uma quantidade maior de colesterol na bile (independente do colesterol no sangue), esse colesterol em excesso começa a “precipitar” no formato de uma areia na vesícula, como açúcar em um copo de suco. Com o passar do tempo esses micros cálculos vão aderindo uns aos outros formando cálculos maiores.

Pode ocorrer o surgimento de pedras também caso a vesícula não funcione de modo adequado.


Qual a estimativa de desenvolver pedra na vesícula pós cirurgia bariátrica?
Cerca de 30% dos pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica, podem desenvolver esses cálculos.
Geralmente acontece nos primeiros 6 meses pós cirurgia.


Quais os principais sintomas de pedra na vesícula?
O principal sintoma é dor do lado direito alto do abdome ou mais ao centro alto, em cólica. Outro sintoma bastante comum, é sensação de indigestão, ambos principalmente ao se alimentar de alimentos gordurosos.


Como é feito o diagnóstico de pedra na vesícula?
Normalmente o diagnóstico é feito com ultrassom de abdome. Algumas vezes é necessário realizar exames mais sensíveis, como ultrassom endoscópico com ressonância nuclear magnética.


Qual o tipo de tratamento para pedra na vesícula?
O Tratamento é cirúrgico, que consiste na remoção da vesícula biliar por cirurgia vídeo laparoscópica.


Qual o tempo de internação?
Não é preciso permanecer internado, na maior parte das vezes, sendo possível receber alta no mesmo dia, após receber alimentação.

É importante sempre estar atento e fazer os exames de rotina com seu médico para evitar as complicações relacionadas as pedras na vesícula.

CRM: 91806
Cirurgia Geral – RQE nº 27602
Cirurgia do Aparelho Digestivo – RQE nº 27603

Dr. Marcello Giovani, Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica desde 2004.

Realiza cirurgias há mais de 20 anos em renomados Hospitais da capital paulista, tais como Hospital Samaritano, Hospital Alvorada, Hospital Oswaldo Cruz e Hospital Vitória Anália Franco.

Vem nos últimos anos, dedicando-se à realização de Cirurgia Metabólica (bariátrica), devido a grande procura por esta abordagem para o tratamento da obesidade mórbida, tendo obtido excelentes resultados no reestabelecimento da saúde e na transformação da vida de seus pacientes.